Oxford Languages and Google
O dicionário de português da Google é proporcionado pela Oxford Languages.
A Oxford Languages é a maior editora mundial de dicionários, com uma experiência superior a 150 anos na concepção e realização de dicionários de referência em mais de 50 línguas.
O que contém este dicionário de português?
Este dicionário de língua portuguesa destina-se a oferecer principalmente uma cobertura abrangente do português do Brasil. O dicionário contém mais de 146.000 vocábulos com definições, além de exemplos, expressões idiomáticas, etimologias e pronúncias para enriquecer a experiência e compreensão do usuário.
Como são feitos nossos dicionários?
A Oxford Languages adota uma abordagem empírica na criação de dicionários, de modo a proporcionar um retrato mais preciso da língua.
Nossos dicionários baseiam-se na análise de usos autênticos de palavras coligidas a partir de fontes documentais naturais, de forma a determinar a definição, grafia e funcionamento gramatical de uma palavra e, com base nessa pesquisa, proporcionar indicações de como ela é usada.
Esta abordagem empírica na compilação de dicionários é conhecida como lexicografia descritiva. Nossos dicionários têm como objetivo descrever como as pessoas ao redor do mundo usam e têm usado as línguas, ao invés de prescrever como uma língua deve ser utilizada.
Todos os dicionários produzidos ou adquiridos pela nossa equipe de especialistas passam por um processo de controle de qualidade rigoroso, para que nossos utilizadores tenham confiança em nossa capacidade de retratar cada língua com precisão e sentido.
Por que incluímos palavras vulgares e ofensivas em nossos dicionários?
Um dicionário descritivo tem como papel registrar a existência e o significado das palavras de uma língua e identificar devidamente suas conotações.
As palavras vulgares ou ofensivas estão nos nossos dicionários porque também fazem parte do léxico de uma língua. Nossos verbetes contêm etiquetas que refletem o emprego vulgar ou ofensivo de tais palavras.
Acompanhamos a evolução da linguagem ofensiva através dos tempos e integramos as mudanças verificadas, de maneira a retratar uma língua tal como ela é usada. As alterações que fazemos fundamentam-se em observações empíricas coletadas e analisadas pela nossa equipe de pesquisa linguística.
Ficamos sempre gratos quando nossos utilizadores nos informam de casos que parecem não estar de acordo com nossos rigorosos padrões de qualidade, seja porque as sensibilidades culturais vão se alterando, seja por outras razões.
Saiba mais sobre como rotulamos nossos bancos de dados.
Por que incluímos gíria e dialetos regionais em nossos dicionários?
Para documentar de maneira precisa e completa todas as palavras que fazem parte do léxico de uma língua, nossos dicionários registram e descrevem todos os tipos de utilização da língua, incluindo gíria e dialetos regionais.
A gíria e o vocabulário específico de certas regiões e dialetos são etiquetados de forma a permitir que os utilizadores verifiquem que tipo de palavras são e em que contextos típicos se utilizam.
Por que incluímos exemplos de frases em nossos dicionários?
Os exemplos de frases ajudam as pessoas a entenderem os contextos em que as palavras são normalmente usadas. Os exemplos não substituem as definições, mas fornecem informações complementares.
Nossos exemplos são selecionados para fornecer mais contexto gramatical e semântico a uma palavra, sem desviar a atenção da informação essencial contida na definição.
Fazemos o possível para excluir exemplos com incorreções factuais, preconceituosos ou ofensivos, e estamos sempre abertos a receber comentários sobre casos específicos que não cumpram nossos rigorosos padrões de qualidade.
Veja como a Oxford Languages dá resposta ao feedback dos utilizadores ⟶
Para reportar algo sobre algum verbete específico, preencha o formulário abaixo.