Etiquetagem dos nossos dados lexicais

 
 

Etiquetagem dos nossos dados lexicais

As bases de dados lexicais da Oxford Languages contêm etiquetas para auxiliar os utilizadores a compreenderem o contexto das palavras de forma abrangente, tais como indicações de onde e em que situações normalmente se usa um determinado vocábulo.

 

Etiquetas de Registro

 

As etiquetas de registro apontam para o contexto situacional de uso típico de uma palavra ou acepção. Abaixo encontra-se uma lista das etiquetas de registro utilizadas em nosso dicionário de português:

antigoPalavras usadas entre os séculos XVI e XIX.
arcaicoPalavras usadas no português medieval até o português do século XVI.
eufêmicoPalavras usadas como uma forma educada ou gentil de se referir a algo desagradável, embaraçoso ou grosseiro.
figuradoPalavras usadas de forma não literal. Por exemplo, quando uma pessoa muito cansada diz que está morrendo de sono, a palavra morrendo está sendo usada no sentido figurado.
formalPalavras de uso culto (literário ou não) ou solene (acadêmico, religioso, etc.).
humorísticoPalavras usadas quando alguém quer ser engraçado, divertido ou espirituoso.
informalPalavras usadas em contextos informais, como por exemplo, conversas entre amigos e família. Incluem gírias, linguagem infantil, e palavras consideradas vulgares em situações formais.
irônicoPalavras usadas para significar o oposto do seu sentido literal, muitas vezes com intenção humorística. Por exemplo, usar bagatela para se referir a algo que custou muito caro.
marca registradaPalavras referentes a marcas registradas.
não padrãoPalavras, geralmente de áreas específicas, impropriamente atribuídas a outros fenômenos, conceitos, espécies, etc. que não aqueles estabelecidos pelos especialistas das áreas. Por exemplo, em geometria, é imprópria a designação de superfície cilíndrica para cilindro.
obsoletoPalavras que deixaram de ser empregadas nos séculos XX e XXI, ou que estão caindo em desuso.
ofensivoPalavras cujo uso é considerado inaceitável, porque ofendem as pessoas que as ouvem, mesmo quando utilizadas sem a intenção de ofender ou insultar. São palavras referentes a características inatas ou que não podem ser alteradas, tais como gênero, sexualidade, raça e deficiência.
pejorativoPalavras usadas com a intenção de criticar, depreciar ou insultar alguém ou alguma coisa.
pouco usadoPalavras pouco usadas, mas que por vezes constam em textos eruditos ou certos jogos, como palavras cruzadas.
tabuPalavras consideradas chulas ou grosseiras, usadas para se referir de forma vulgar a pessoas, aos órgãos e funções sexuais, ou a funções do metabolismo. Alguns tabuísmos são palavrões.

Etiquetas regionais

 

As etiquetas regionais (tais como Portugal, Brasil, e regiões mais específicas como Goa (Índia), etc.) identificam os vocábulos ou acepções próprios de uma determinada localização geográfica.

 

Etiquetas temáticas

 

As etiquetas temáticas (tais como medicina, tecnologia, etc.) indicam que uma palavra ou acepção é característica de uma disciplina ou tema.